quarta-feira, 19 de maio de 2010

Conversando com Deus '

  Você tem amigos, certo? Quando você tem algum problema, ou está passando por uma grande dificuldade, ou quando você precisa desabafar com alguém, a quem você recorre? A seus amigos? E o que eles fazem? Te aconselham, te botam pra cima, te mostram o caminho por onde seguir, não é mesmo? Pois então. Nada que uma boa conversa com quem agente confia pra nos ajudar né?

  Agora, imagina o poder de conversar com Aquele que te criou, Aquele que sabe TUDO, e absolutamente, TUDO de você, Aquele que sabe o que melhor pra você, Aquele que tem os melhores conselhos de todos, Aquele que é o dono do mundo. Imaginou o poder? É .. é inimaginável! Esse é o poder da oração!

  Orar é, nada mais nada menos, conversar com Deus. Os amigos são pessoas e estão sempre perto de nós (mesmo que sejam pela internet) para nos ajudar. Deus, se faz pessoa também, mas está conosco em espírito, e, para conversar com ele e pedir aquelas ajudinhas básicas devemos orar. Esta é a função da oração: fazer com que nós e Deus nos aproximemos mais! Assim como com os amigos, nós não precisamos usar palavras difíceis, muito menos, falar bonito pra conversar com Deus. A oração mais poderosa, é a mais simples; aquela que você faz com todo o coração. Essa conversa com Deus pode ser feita em qualquer hora do dia, até mesmo de madrugada, e sua conseqüência é perfeita, quando se é praticada mais de uma vez por dia! Como conversar com um amigo, conversar com Deus nos faz amadurecer, nos faz sermos melhores para nós e para os outros, nos faz enxergar coisas que os olhos humanos não enxergariam. Conversar com Deus é um ato de fé e de sabedoria!

 É claro, que, as primeiraz vezes são cansativas, e desanimadoras. Parece que nós falamos no diálogo, parece que Deus não fala nada e nem tá presente. Mas, com o tempo, nós percebemos que, mesmo quando Deus não fala, Deus nos ouve e sempre atende as nossas súplicas, se feitas de coração. Outra coisa que o tempo pode causar: desanimo! A oração pode se tornar chata e desanimadora com o tempo, porque cai na rotina; porém, mesmo quando estamos desanimados devemos orar, nem que seja dizer: "Deus, hoje eu to cansada e desanimada, mas eu to aqui te ouvindo, pode falar". Com a oração, nós vamos conquistando a confiança de Deus, as promessas de Deus e o principal: a intimidade com Deus. O primeiro passo de ser íntimo de Deus, é orar, é conversar com Ele. Afinal, como podemos ser íntimos de alguém que nem conversamos?

 A oração é, sem dúvida nenhuma, o primeiro passo para uma vida de conversão e santidade, e é uma arma poderosa na mão de qualquer cristão que saiba usá-la! A Palavra de Deus nos diz: "Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos."(Ef 6,18). É o próprio Deus falando pra nós: meu filho, vamos conversar? Outra passagem vai nos dizer: "Orai e vigiai". Deus, o criador de todo o universo, poderia simplesmente não ligar pra você, mas, ELE TE CHAMA PRA CONVERSAR. Ele te chama pra estar perto Dele, ligado a Ele através de uma simples conversa. E, o que você responde?


Dicas para uma boa oração:
  • Ore em um lugar que te deixe tranquilo, um lugar silencioso, onde as pessoas não te incomodem.
  • Escolha um horário de silêncio e que você não tenha nada pra fazer (nem que for na madrugada)
  • Anote suas orações e seus pedidos numa folha para não esquecer durante a oração.
  • Se possível, utilize um caderno para anotar as passagens bíblicas lidas ou as inspirações de Deus que lhe foram dadas durante a oração, como um diário de oração.
  • Concentre-se! Uma música de fundo ajuda.
  • Nunca esqueça da Palavra de Deus: esteja com ela sempre por perto durante sua oração!
  • Joelhos dobrados é sinônimo de poder!
  • Deixe Deus falar depois que você orar: numa conversa, não é apenas uma pessoa que fala. Após fazer sua oração, silencie sua boca e seu coração para ouvir o que Deus tem a lhe dizer!
  • E o mais importante: faça com a sinceridade do seu coração! Não precisa usar palavras bonitas, não precisa falar muito, porque quem muito diz não diz nada: apenas abra o seu coração e fale pra Jesus aquilo que está em seu coração. Dê bom dia, boa tarde ou boa noite, diga a Ele pelo que você é grata, peça perdão pelos erros que você cometeu, conte a Ele seus problemas, seus medos, suas dores, suas angústias, suas tristezas, entregue toda sua vida nas mãos Dele pra Ele cuidar, e, ouça o que Ele tem pra lhe dizer! 
 Mesmo que pareça que Deus não esteja ouvindo a sua oração, Ele sempre ouve e sempre os desejos que são feitos com sinceridade! Dê uma chance pra Deus nesta noite. Converse com Ele!

 Ah, e mais um detalhe: quando não souber o que falar, quando faltar as palavras, então peça para o Espírito Santo orar através de você. Peça pra que o Santo Espírito de Deus fale por você, e você verá o poder, o verdadeiro poder, de uma conversa com Deus!

  "Orai e vigiai, porque não sabeis quando chegará o tempo!" (Mc 13,33)


Fique na paz do Senhor, amado.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário