terça-feira, 25 de maio de 2010

' Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém.

O ‘pecado’ que hoje conhecemos surgiu na criação do mundo, em Gênesis. Deus criou o homem e o colocou no paraíso, para proteger e cuidar de todas as plantas e todos os animais.
No paraíso, havia a árvore do “bem e do mal”, uma árvore que guardava os segredos de Deus e também, os segredos do Diabo. Deus proibiu o homem de comer a fruta desta árvore (maçã), pois caso isso acontecesse, o homem soltaria o pecado no mundo, destruindo toda a perfeição de Deus. Instruído por uma cobra, o homem desrespeitou a regra que Deus havia lhe imposto e comeu a mação, a partir daí o pecado se espalhou por toda a humanidade. O homem descobriu todos os segredos e planos do inimigo, e Deus, por sua vez o castigo, expulsando-lhes do paraíso. Durante toda a história da humanidade, desde antes de Cristo até seu nascimento, o pecado era tratado como um mal que apenas os homens de baixa classe social tinham. Na época de Jesus Cristo, o próprio Messias ensinou (e nos ensina) que o pecado é a desobediência a Deus, é não cumprir as ordens do Senhor. No hebraico, pecado é “hhatá” e significa errar. Porém, você deve estar pensando, ah, eu já sei de tudo isso e até agora, não chegamos a nenhuma conclusão. Por isso, agora nós vamos nos aprofundar um pouco o assunto…
  • O que a Bíblia diz sobre pecado?

A Bíblia diz em IJoão 3,4 “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.” Em IJoão 5,17 “Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte.” Deus, ao criar o paraíso, como todo e qualquer outro lugar, transcreveu algumas ‘regras’ que, tempos depois, iriam ser proclamadas pelo profeta Moisés (Êxodo 20). Essas regras foram chamadas Mandamentos e são os pedidos de Deus para nós. Com a vinda do Messias (Jesus Cristo), esses mandamentos foram resumidos em um único mandamento “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Em IJoão vamos ver que o pecado é a desobediência a esse mandamento.
  • Porque tantos mandamentos?

Imagine-se em uma sala de aula: nesta sala há milhares de milhões de alunos, todos adolescentes, na flor da idade. Nesta sala de aula não há regras, não há normas, não há mandamentos. O professor passa o conteúdo da prova no quadro, porém ninguém presta atenção. Finalmente, o dia da prova chega .. o professor diz que se você não passar nesta prova você não entrará na faculdade, e mais, irá para o inferno! Você pega a prova, vê que não sabe nada, tenta responder, tenta pensar, mas o barulho te incomoda, você ri sozinho lembrando das brincadeiras, e esquece da prova. Ao final do dia, o professor corrige sua prova, soma os erros, os acertos e o resultado é ZERO! Isso mesmo, zero! Todos os outros alunos tiraram a mesma nota que você, e, como num piscar de olhos, você se vê num lugar quente, com pessoas gritando .. você pode ouvir ranger de dentes e gritos de socorro. Nossa! Pavoroso não é? Pois então, assim seria o mundo se não existissem os mandamentos.
A sala de aula seria o mundo, os alunos são as pessoas que vc conhece, o professor é Deus e a prova é o Juízo Final. Será que, se fosse possível fazer tudo, será que nós passaríamos na prova? Se nem com os mandamentos nós não conseguimos passar, imagine sem eles! É claro que, Deus os criou e quer que nós os sigamos, porém por Sua grande misericórdia, Ele nos deu o “livre arbítrio“.
  • O que é o livre arbítrio?

O Livre Arbítrio é o poder que nós temos de escolher nossas próprias ações, nossos próprios caminhos. Deus, ao nos criar, nos deu total liberdade pra fazer nossas escolhas, e isso é ter livre arbítrio. Por exemplo: um adulto vê em cima de uma mesa uma panela com água quente e uma panela vazia. Ele tem todo o direito de pegar a panela que ele quiser, mas é claro que a panela com água quente não lhe é conveniente (afinal, ele queimará as mãos)! É exatamente isso que Deus fez ao nos criar. Ele nos deu a liberdade de escolher qualquer caminho, mas cabe a nós mesmos saber qual caminho nos convém. Em ICor 10, 23 temos a seguinte declaração “Tudo lhe é permitido, mas nem tudo lhe convém!“, é exatamente isso que Deus nos fala hoje!
  • Mas, se alguma coisa não nos convém, porque pecamos?

O ser humano tem um terrível instinto de querer fazer tudo sozinho, de querer ser dono do seu nariz, o problema é que sempre faz suas escolhas sem pensar nas conseqüências! Os mandamentos é uma forma de nós prevermos nossas conseqüências, além de ser uma excelente forma de conseguirmos a salvação.
Concluímos então que pecar é isso. É desobedecer a ler de Deus, é realizar nossas atitudes sem pensar nas conseqüências, é esquecermos de que na nossa sala de aula há um professor passando a matéria no quadro. Mas, apesar de todos os nossos pecados, Deus é um deus de misericórdia. Se nós nos arrependermos de todo o nosso coração dos erros que cometemos, Ele nos perdoa! Mas isso é tema pra outro post!

Fiquem com Deus e lembre-se que nem tudo nos convém, jovens!
A paz!

Um comentário: